A revisão periódica do veículo deve ser realizada com um profissional de confiança, para que seja garantida a segurança de todos os envolvidos no trânsito. Além disso, também garante que o carro terá um bom funcionamento e maior durabilidade.
Os serviços de alinhamento e balanceamento são realizados durante a revisão. E, mesmo assim, muitas pessoas ainda não sabem a real diferença entre os dois processos. Vamos, aqui, esclarecer as principais dúvidas que existem sobre o assunto!
Alinhamento x balanceamento
A utilização diária de um veículo pode causar desgaste e afetar o balanceamento e alinhamento das rodas. Esses problemas são comuns para quem dirige por ruas esburacadas ou estradas mal conservadas. Basicamente, o alinhamento é responsável por garantir que as rodas estejam orientadas conforme as especificações do fabricante do veículo, enquanto o balanceamento compensa a variação de diâmetro dos pneus.
O alinhamento corrige os ângulos das rodas, a fim de que fiquem de acordo com as orientações do fabricante. Por outro lado, o balanceamento evita que as rodas trepidem e causem vibrações desagradáveis. Ambos são importantes para prolongar a vida útil dos pneus.
Normalmente, é recomendado que o alinhamento e o balanceamento sejam realizados a cada 10.000 km rodados ou quando houver algum problema perceptível durante a direção. No entanto, não é necessário fazer os dois procedimentos simultaneamente.
Alinhamento
A necessidade de fazer o alinhamento se dá no momento em que o carro apresenta dificuldade na condução em linha reta e começa a “puxar” mais para a esquerda ou para a direita. Também pode ser percebida essa necessidade a partir do desgaste irregular dos pneus.
O desequilíbrio no carro pode ser causado, por exemplo, por algum encontrão com o meio-fio ou passagem por buracos mais profundos. Também pode acontecer depois de um acidente ou no momento da troca da suspensão. O processo de realização do alinhamento dura, em média, meia hora. O trabalho exige um ajuste dos componentes da suspensão dianteira ou traseira.
Balanceamento
O balanceamento é feito no conjunto de pneu e rodas e compensa a variação de diâmetro nos pneus com contrapesos de chumbo na banda de rodagem. A manutenção evita que ocorram saltos e trepidações que podem ser transmitidas pela suspensão e chegar ao volante.
O problema pode começar a acontecer após uma montagem errada dos pneus, que tenha deixado o peso do conjunto entre roda e pneu distribuído de forma desigual. A falta de balanceamento gera um aumento na vibração, provocando um desgaste mecânico muito maior no veículo.
É preciso realizar o balanceamento após a troca de pneus, quando um peso balanceado for perdido ou retirado, ao comprar pneus novos e quando for efetuada uma reparação no pneu.
Realização do serviço
O alinhamento e o balanceamento devem ser feitos por profissionais experientes e que sejam de confiança. Na Susin Auto Center você encontra o melhor atendimento, conta com um serviço seguro e de qualidade e garante uma condução mais tranquila.