Como saber quando é a hora de trocar a bateria do carro?

  • Home
  • Como saber quando é a hora de trocar a bateria do carro?
  • By:
  • Comentários desativados em Como saber quando é a hora de trocar a bateria do carro?
">

É normal que problemas simples com o carro acabem causando atrasos e outras complicações desnecessárias. Normalmente, são casos desagradáveis que poderiam tranquilamente ter sido evitadas com a manutenção preventiva e/ou cuidados básicos.

Situações comuns são ocasionadas por problemas na bateria do carro, o componente que mais sofre no inverno, devido à baixa temperatura dos dias frios, o que pode gerar uma série de complicações, como a dificuldade de ligar o carro pela manhã.

 

A perda de força do carro de forma acima do normal pode indicar que a bateria está com problemas

Como a bateria é um componente vital para o carro, é necessário saber identificar os principais sinais que levam à troca da bateria do carro.

– Se o motor não liga ao girar a chave, não insista. Normalmente, esse problema está ligado à bateria do carro. Um curto-circuito é um dos motivos mais comuns.

– O som do veículo ao dar a partida pode ser um indicativo de que a bateria do carro está precisando ser trocada. Ao notar o motor mais “cansado” e sem força, fazendo um barulho fora do comum, redobre a atenção, pois a bateria pode estar descarregando.

– A perda de força do carro de forma acima do normal, ao ligar o rádio ou usar o ar condicionado, por exemplo, pode indicar que a bateria está com problemas. Nesse caso, ela não estaria conseguindo alimentar todos os componentes que dependem dela.

– Se o cheiro liberado também está fora do comum, de forma mais intensa e forte, significa que ela pode estar superaquecendo. Nesse caso, é necessário substituir a bateria com urgência, para evitar problemas com o alternador.

– A aparência da bateria também pode apresentar o motivo do problema. A presença de azinhavre, uma camada verde resultante da oxidação do cobre, representa uma possível falta de conexão entre o terminal e o alternador, o que pode fazer com que a bateria descarregue completamente.

– Por último, se a data de fabricação da bateria for igual ou superior a três anos, fique atento. A maior parte das baterias do mercado possuem um tempo de vida médio de três a quatro anos.

Agora você já sabe um pouco mais sobre os cuidados e os problemas causados por complicações a bateria do seu veículo. Se o seu carro apresentar algum dos itens citados na lista ou outros problemas, a melhor opção é ir até a Susin Auto Center.